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Teste de Usabilidade Como Planejar

De forma direta vou mostrar o que é teste de usabilidade e como planejar, contudo o tema tem muito o que dizer, mas vamos abreviar alguns tópicos para irmos direto ao ponto. nesse artigo abordaremos:

1. Usabilidade o que é
2. O que testar
3. Quando conduzir testes de usabilidade
4. Ambientes para o teste de usabilidade
5. Tipos de teste de usabilidade

Teste de Usabilidade

Usabilidade o que é

A norma da ISO 9241-11 definiu oficialmente o conceito de usabilidade como:
“a capacidade que um sistema interativo oferece a seu usuário, em um determinado contexto de operação, para a realização de tarefas com eficácia, eficiência e satisfação em um contexto de uso específico”.
Consulte mais sobre Usabilidade.

O que testar na usabilidade

Os aspectos que costumam ser avaliados em um teste de usabilidade considerando interface digital, tais como: site, sistemas, programas, software, games e muito mais, em suma todo interação humano máquina.

Assimilação de uma tecnologia: Compreender como os usuários utilizam a tecnologia.

Comparação da eficiência entre opções de design: Identificar ideias alternativas de design em relação a critérios pré definidos.

Identificar problemas na interação humano-computador (IHC): Busca detectar problemas na interação e na interface.

Adequação a algum padrão pré-estabelecido: Avaliar um sistema completo, uma função de uma tela específica, da estética até a segurança.
Aprofunde-se mais sobre teste de usabilidade: “passo-a-passo” e “teste de usuários“.

Quando conduzir testes de usabilidade

Os testes de usabilidade podem ocorrer em vários pontos do processo de design, pois precisa ter uma interface interativa.

Protótipo interativo: Podendo ser protótipos de baixa, média ou alta fidelidade, dependendo do que precisa ser feito, até um wireframe pode ajudar a fazer testes.

Produto completo: O teste pode ser feito antes ou depois do lançamento do projeto, porém nesse metodo se houverem ajustes a fazer será mais trabalhoso corrigir.

Ambientes para o teste de usabilidade

Mais comuns e recomendado para teste de usabilidade são: Ambientes controlados e ambientes naturais, suma ambos os ambientes precisam reportar os teste.

Controlados

Os ambientes controlados são os lugares em que podem ser feito os testes com um moderador, mas ao mesmo tempo podendo ser presencial ou remoto:

Presencial: Em laboratório de testes, em laboratórios improvisados, ou, no próprio ambiente do usuário.

Remoto: Através de chat ou software de vídeo. Todos os arquivos são enviados por e-mail e o teste deve ser gravado.

Naturais

Ambientes naturais, são feito em ambientes não controlados, também chamados de guerrilha, podendo ser feitos em pequenas salas. Também é feito em locais abertos, os avaliadores vão para um local movimentado e abordam possíveis participantes.

Tipos de teste de usabilidade

Há dois tipos de teste de usabilidade, o moderado e o não moderedo, no entanto ambos são muito eficiente.

Moderado: Quando tem uma pessoa orientando o participante durante o teste, o moderador pode ajudar o participante a compartilhar mais comentários.

Não Moderado: Teste sem orientação humana. Os testes são feitos em seu próprio ritmo e geralmente em seu próprio ambiente. Todo o teste é gravado em vídeo e enviado ao solicitante do teste.

Teste como Planejar

Resumo

Em suma vou dizer em poucas palavras sobre Teste de Usabilidade Como Planejar, deve-se definir o que vai ser testado, um assunto a discutir com os stakeholders. É importante saber quando conduzir os teste, lembrando que podem ocorrer em vários pontos do processo de design.

Contudo é preciso também definir em quais os ambientes serão feitos os testes e por fim quais os tipos de teste seriam mais apropriados para fazer, por causa de muitos estudos e experimentos hoje podemos trazer cada um desses conceitos.


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Principais Referências

Livro: SANTA ROSA, J. G. Teste de Usabilidade: Aprimorando a experiência do usuário e a interação humano-computador. Rio de Janeiro: 2AB, 2021.

Curso: Certificado Profissional Google UX Design, Curso 4 – Conduzir pesquisas de UX e testar os primeiros conceitos.