Nesse post vou trazer algumas dicas ou melhor alguns conceitos especialmente voltados em usabilidade para sites, em suma serão apresentados os conceitos e estudos voltados para fazer uma ótima interface para o usuário ou seja ao visitante do site.

Usabilidade o que é?
A norma da ISO 9241-11 definiu oficialmente o conceito de usabilidade como:
“a capacidade que um sistema interativo oferece a seu usuário, em um
determinado contexto de operação, para a realização de tarefas com eficácia,
eficiência e satisfação em um contexto de uso específico”.
Site Conceito e Definição
Site é uma palavra que resulta das palavras inglesas web (rede) e site (sítio, lugar). No contexto das comunicações eletrônicas, website e site possuem o mesmo significado.
Trata-se do espaço virtual de uma organização ou pessoa.

Um site tecnicamente é o conjunto de documentos escritos em linguagem HTML, pertencentes a um mesmo endereço (URL), disponível na Internet (World Wide Web), que é o conjunto de redes de computadores que se comunicam por meio dos protocolos TCP/IP em todo o mundo.
Usabilidade para Sites
Posso dizer que usabilidade para website é a forma de como o usuário se comunica com o site e como o site responde à interação do usuário. A melhor realização de tarefas com eficácia, eficiência e satisfação em um contexto de uso específico que o site propõe. Veja mais sobre usabilidade na categoria UX UI Design.
Recomendações de Usabilidade para Sites
Esses são alguns princípios da Interação Humano-Computador (IHC), de acordo com a norma ISO 9241. Veremos cada uma delas:
- Feedback, Status do Site
- Controle do Usuário
- Manter a Consistência
- Prevenção de Erros
- Facilidade de Navegação
- Simplicidade
Feedback, Status do Site
Todas as interações devem dar algum tipo de resposta ao usuário. Os visitantes devem ser informados sobre o que está acontecendo. Exemplo: Quando uma página estiver carregando, deve-se exibir alguma imagem de loading enquanto usuário espera.
Controle do Usuário
Usuários devem ter um apoio ao desfazer e refazer algo mediante situações inesperadas ou caso esteja perdido. Exemplo: Em um slide de imagem é importante inserir as setas e os dots que são as bolinhas que representam as quantidades de imagens e qual posição o usuário está.
Manter a Consistência
Uma interação ou comando tem que ter sempre o mesmo modelo de comunicação e interatividade. Botões, links, textos, formas, cores entre outros aspectos do site devem seguir sempre a mesma ideia, seguindo o padrão em todas as páginas, isso fará com que gere uma fácil memorização e trará um melhor tempo de resposta do usuário.
Prevenção de Erros
Em casos de erros, o site deve exibir algum aviso de erro e permitir a correção de modo fácil, ou sugerir algo satisfatório ao usuário. Exemplo: Ao enviar um formulário e se por algum motivo conter erros no preenchimento ou na falta de preencher, deve-se informar de forma visual para que o usuário possa corrigir o erro.
Facilidade de Navegação
Usuários devem conseguir acessar a informação desejada com o mínimo de cliques possíveis. Sites devem disponibilizar atalhos, menu bem arquitetado, botões e links em lugares estratégicos. Exemplo: Um site do tipo blog ou e-commerce, é importante ter breadcrumbs, que é o caminho de navegação que vai dá home até página que o usuário se encontra.
Simplicidade
Evitar qualquer exagero, na arquitetura de informação, fazer com que os visitantes quando busca por algo, devem encontrar o mais rápido possível. Fazer uma boa arquitetura de informação ajuda bastante na simplicidade.
Resumo
Usabilidade para sites é a satisfação do visitante em poder navegar no site de forma eficiente, conseguindo interagir com as páginas com eficazia, apesar de torna o site eficiente e agradável aos diversos tipos de usuários.
“O design de interface eficiente permite a um usuário isolado navegar intuitivamente através de seus documentos a aplicações, comunicando-se ocasionalmente” – Johnson (2001).
Apoie este trabalho: Contribua com qualquer valor através da chave PIX: marconidesenhos@gmail.com
, sua doação incentivará mais conteúdo como este, desde-já agradeço, obrigado.
Referências
CYBIS, Walter; HOLTZ, Adriana Betiol; FAUST, Richard; Ergonomia e usabilidade: conhecimentos, métodos e aplicações, ed. São Paulo-SP: Novatec, 2015.
Johnson, Steven; Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar, ed. Rio de Janeiro-RJ: Jorge Zahar, 2001.
tableless.com.br/o-que-e-usabilidade
seomaster.com.br/blog/usabilidade-na-web-11-dicas-para-sites
devmedia.com.br/usabilidade-na-web/24737
marketingfuturo.com/o-que-e-website-conceito-e-definicao-de-website-ou-site