Aqui vou descreve seis níveis de maturidade em UX nas empresas, desde a ausência total de UX até um nível orientado ao usuário, onde a experiência do usuário é central em todas as decisões. Com tudo, cada nível é definido pela abordagem da empresa em relação a processos, pesquisa, design e suporte de liderança em UX.
O que é UX Design?
É um termo em inglês: User EXperience Design, que traduzindo para o português é: Design de Experiência do Usuário. Simplifivando em poucas palavras: É sobre como uma pessoa se sente ao usar um produto ou serviço físico ou digital. Veja mais sobre UX Design em nosso site.
O que é Maturidade UX nas Empresas?
É o modo de maturidade que a empresa tem em relação ao design centrado no ser humano. A maturidade UX mede o desejo e a capacidade de uma organização de entregar com sucesso um design centrado no usuário. As maturidades estão divididas em 6 níveis que abrangem processos, design, pesquisa, suporte de liderança e longevidade de UX, pois cada nível é importante para uma empresa e sua equipe.
Os 6 níveis de Maturidade UX nas Empresas
1. Ausente
2. Limitado
3. Emergente
4. Estruturado
5. Integrado
6. Orientado ao usuário

1 – Ausente: UX é ignorado ou inexistente.
Uma empresa neste estágio não tem noção do UX ou acredita que não precisa dele.
Nesse estágio, o trabalho de UX não é planejado, muito menos incorporado à visão da organização.
Principal sinal dessa fase: UX é vista pela organização como design visual, estético, questões relacionadas a beleza.
Para superar e passar para o próximo nível: A empresa precisa focar na construção da consciência UX.
2 – Limitado: O trabalho de UX é raro, feito ao acaso e sem importância.
Aborda a UX de maneira inconstante, geralmente feitos por um dos 3 motivos: pela
necessidade, quando alguém toma uma iniciativa ou quando uma equipe quer usar
algum método de UX para melhorar alguma coisa.
Principal sinal dessa fase: Atividades com foco em UX que acontecem apenas dentro de um ou dois departamento, enquanto a maioria da organização ainda está no primeiro nível.
Para superar e passar para o próximo nível:
Aprender os métodos, organizar a equipe e começar a estabelecer processos.
3 – Emergente: O trabalho de UX é funcional e
promissor, porém feito inconsistente e ineficiente.
As organizações já apresentam trabalhos em UX, envolvem mais as pessoas no planejamento e até tem um orçamento focado, mas os esforços ainda são pequenos e instáveis e são baseado em iniciativas individuais.
Principal sinal dessa fase: O trabalho de UX acontece de forma inconsistente e somente algumas pessoas veem seu valor.
Para superar e passar para o próximo nível: As organizações precisam construir uma cultura centrada na experiência do usuário.
4 – Estruturado: A organização possui metodologia semi-sistemática relacionada à UX, amplamente difundida, com graus de eficácia e eficiência.
Significa que a organização reconhece o valor da UX e possui uma equipe focada, também tem o apoio de muitas lideranças e até incorporam a UX na estratégia e nas
decisões importantes.
Principal sinal dessa fase: O lado operacional da UX que já é forte nesse nível, assim como a variedade de métodos de pesquisa e design.
Para superar e passar para o próximo nível: Colocar a UX de forma mais estratégica, porque ainda existem algumas fraquezas não tão visíveis: líderes que não apoiam; dificuldades em escalar equipe; entre outras coisas.
5 – Integrado: O trabalho de UX é compreensivo, eficaz e
universal.
O trabalho de UX se tornou altamente eficaz para atender às metas de negócios. Quase todas as equipes dentro da organização realizam atividades centradas no usuário de maneira eficiente e eficaz.
Principal sinal dessa fase: Freqüentemente, há inovação em métodos e em processos de UX.
Para superar e passar para o próximo nível: Concentrar-se em estabelecer metas de resultados centradas no usuário ou seja, ver como a UX está trazendo crescimento para o negócio.
6 – Orientado ao usuário: A dedicação ao UX em todos os níveis leva a percepções profundas e resultados excepcionais de design centrado no usuário.
A UX é algo normal, habitual e amado em toda a organização. O desenvolvimento, os líderes e as equipes são centrados na experiência do usuário, desde o mais alto nível até os menores elementos no desenvolvimento de um produto ou decisões estratégicas.
Principal sinal dessa fase: As organizações conhecem a importância da UX para os negócios e investem em pesquisas do usuário.
Maior desafio desse nível: Focar em manter esta maturidade, defendendo os valores da UX e educando novos funcionários, para evitar que a organização retroceda.

Conclusão
Compreender esses níveis dentro de uma empresa é o primeiro passo para se implementar uma cultura de Design Centrado no Usuário, no entanto Independente de qual seja o nível atual da empresa, é sempre bom ter metas realistas para subir de nível e trabalhar cada vez melhor com os usuários, em suma, isso trará bons resultados para a empresa.
Referências
www.nngroup.com/articles/ux-maturity-model
www.homemmaquina.com.br/nivel-de-maturidade-ux
www.mergo.com.br/blog/user-experience/ux-maturity
vidadeproduto.com.br/estagios-de-maturidade-em-ux
medium.com/somos-tera/a-importancia-do-ux-design-nos-novos-negocios-83ab8388a9da
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